quinta-feira, 9 de julho de 2009

Era uma vez... em Chapelco - parte I

Todo mundo já ouviu falar de (San Carlos de) Bariloche - geralmente primeira opção para os desconhecedores de neve, mas nem todo mundo conhece San Martin de Los Andes, onde temos o Cerro Chapelco.

Por erros estratégicos, em agosto de 2008 minha passagem aérea foi para Bariloche e tive que percorrer a estrada até San Martin de carro. Aluguei um carro com motorista no próprio aeroporto de Bariloche, na hora mesmo, e a dica é que alugar carro com motorista sai bem mais barato do que veículos sem a companhia argentina.


O trajeto entre as cidades leva em torno de 4 horas, mesmo com o pé no acelerador e sem passar marchas (o amigo argentino não usava muito o câmbio..., desesperador!), mas se você é o tipo de pessoa que não consegue cochilar durante o trajeto, verá paisagens incríves surgindo na sua frente. Um misto de árido, neve, lagos: simplesmente lindo.
Existem dois trajetos que podem ser feitos. Um é a Routa 7 lagos, que estava interditada (algo comum a essa estrada nessa época do ano) e aconselhável apenas para carros 4x4. Por isso, fomos "por fora", pegando apenas a parte asfaltada e caminho utilizado pelos ônibus. Só após passarmos pela cidade de Junín de los Andes é que chegamos em San Martin. Não existem "paradas" pelo caminho como encontramos em estradas brasileiras, por isso vá preparado com água, biscoito, chiclete...
Chegando em San Martin, estava tudo aquilo que eu esperava. Uma cidadezinha linda, com restaurantes, hotéis, lojinhas, super integrada à paisagem. As construções de madeira e o verde das árvores ora ou outra pintadas de neve. As quadras são bem projetadas, se você não é preguiçoso ou extremamente friorento, pode fazer tudo à pé na cidade.


Uma das referências da cidade é o lago Lácar. Muitos aparts, restaurantes e até a rodoviária ficam próximos dele. De lá começa a estrada que dá acesso ao cerro Chapelco, um trajeto que demora mais ou menos uns 20minutos...

Continua... em breve! Aguarde!

Um comentário:

brunitooo disse...

Esse lugar deve ser show Mariana!!!
pelas fotos da pra imaginar...e eu gosto muito também de na viagem aproveitar as paisagens naturais, é uma bela sensação a sentir!!
Beijos!!