terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Neve portuguesa com certeza

Em homenagem à comunidade portuguesa que tem acessado meu blog, resolvi descobrir um pouco mais sobre a neve deste povo ( que em vez de esquiar, visita sites tropicais pretenciosos por neve).

E foi aí que descobri Serra da Estrela e a Estância de Vodafone!
A estação tem aproximados 2000m, pistas contadas nos dedos, o tarifário é em euro, parece bem charmosa e a galera certamente fala português. No site já estão os pacotes de reveillon e a relação de hospedagem, com três opções de acomodação interessantes (Hotel Serra da Estrela/Chalés de Montanha e Estalagem Varanda dos Carqueijáis).
Partiu pra Portugal temporada HN?

22 comentários:

Anônimo disse...

Eu conheço essa estancia , quando estive em portugal , mês de janeiro de 2009, estava muito frio , no carro marcava um abaixo zero , havia muita neve , passei a tarde toda esquiando , é uma estancia pequena , nada que se compare á de bariloche , mais mesmo assim é uma estação bacana , não me importava se o nosso brasil podesse ter assim uma , mais infeloizmente vivemos nos trópicos e sendo assim não é possivel , vi lá muitos brasileiros esqiando tambem !!!

Anônimo disse...

Olá , é com enorme prazer que venho a este blog " eu amo a neve " . Sou português , e nós aqui tambem temos neve , não nas quantidades das mesmas que encontramos na suiça , mas temos neve natural mais do que suficiente para a pratica de desportos de invernos , realmente só é possivel fazer esqui ou snowbord na estancia da serra da estrela , pois é o local onde cai mais neve em portugal . Deixe-me dizer que em 28 de novembro de 2009 caiu o primeiro nevão desde que começou o outono , caiu tanta neve que em algumas zonas das regiões de viseu , vila real , bragança , e claro está ,serra da estrela , levou ao corte de estradas , hoje , dia 04 de dezembro 2009 está muito frio , na cidade onde vivo , guarda ( a mil metros de altitude) e muito proximo da serra da estrela são agora 14:35 e estão sete graus , esperando-se uma tempratura de um grau negativo para logo á noite , o serviço de metorologia informou que é esperado FORTE QUEDA DE NEVE para dia 6 de dezembro ( domingo ) a partir da altitude dos 1400 metros . Tenho sorte de viver nesta linda cidade , onde NEVA e onde posso praticar esqui . A minha cidade fica tambem muito proxima da fronteira espanhola , já no lado espanhol ,e a uma hora de carro da cidade de onde vivo , temos tambem uma estancia de esqui , lacovatilla, fica na serra de bejar ,é tambem uma montanha lindissima com 2500 metros de altitude.
Para quem tiver curiosidade façam uma pesquisa no youtube " estancia esqui serra da estrela " ou então " estancia de esqui vodafone " ou "estancia de esqui loriga " são três maneiras diferentes de apelidar a estancia mas que no fundo é a mesma , façam tambem no youtube " neve serra da estrela " ou " neve manteigas " para que possam ter uma ideia da neve que cai na etrela.
Tambem existe uma cidade Portuguesa onde todos os anos tambem neva muito , e essa cidade chama-se Bragança , façam uma pesquisa no youtube " neve bragança " e terão uma ideia da muita neve que cai por lá.
é uma realidade que muitos brasileiros desconheçem sobre portugal , mas nós tambem temos neve,se vierem a portugal entre o mês de janeiro e o mês de março , e se gostam de neve venham á serra da estrela , não se arrependerão e ficaram surpreendidos !!!

boas descidas

Anônimo disse...

deixe-me tambem acrescentar que as cidades onde neva praticamente todos os invernos são : viseu , vila real , bragança , covilhã , guarda , gouveia , seia .
Na capital portuguesa , Lisboa , é muito raro nevar , mas já nevou , a ultima vez que nevou foi á três anos atrás , mas é um fenomeno que só acontece em lisboa de decadas em decadas .

Anônimo disse...

A estancia de esqui da serra da estrela abre normalmente na segunda quinzena de dezembro , tendo em conta que desde dia 28 de Novembro tem nevado muito e que ainda dão neve para a serra ainda neste fim-de-semana , é de esperar ter uma grande espoca com muita neve , e ainda o inverno não chegou !!

Anônimo disse...

hoje , 16 de dezembro de 2009 , caiu um grande nevão em vila real e bragança , houve escolas fechadas , estradas cortadas , na serra da estrela não nevou mas as tempraturas chegaram a bater nos DOZE GRAUS NEGATIVOS . Espera-se mais neve para esta semana nos distrito de vila real , braganca, serra da estrela , e claro está , muita neve na nossa estancia de esqui , e eu que vivo tão oerto dessa estancia , é uma alegria !!!

euamoneve disse...

Quando eu era criança, assistia filmes e desenhos em que as crianças não íam à aula quando nevava muito. Daí minha inocente cabecinha infantil pensava "poxa, se nevasse no Brasil, eu não teria aula e faria guerrinha de neve!"
Bem, eu cresci (não muito!). Hoje eu penso "poxa, se nevasse no Brasil, eu estaria esquiando!"
Por isso, por favor, aqueles que puderem esquiar, FAÇAM ISSO! Porque eu estou com muita saudade de deslizar pela neve...

Anônimo disse...

Olá eu amoneve , dê uma espiada pelas noticias e imagens que circulam na net sobre o nevão que caiu sobre a cidade de bragança e vila real no dia 16 de Dezembro 2009 , estradas cortadas e escolas fechadas , espera-se mais neve para este fim de semana nestas cidades e tambem na serra da estrela !!!

Anônimo disse...

euamoaneve , parece que este ano , muitas aldeias portuguesas , vão ter um natal bem branquinho !!!

euamoneve disse...

Os portugueses esquiam com frequência? É um esporte popular aí em Portugal? Existe campeonato português de esqui, snowboard?
Fiquei super curiosa agora!

Anônimo disse...

Olá eu amoaneve , somente agora é que os portugueses começam a despertar para os desportos de invernos , hoje há muitos portugueses que praticam desportos de inverno . Acontece que a nossa unica estancia de esqui é pequena , não se pode comparar aquelas que encontramos na suiça ou nos alpes espanhois e franceses , como tal quando os portugueses querem fazer neve num nivel mais elevado deslocam-se para a estancia espanhola,( serra nevada , que fica a oito horas de carro da fronteira portugesa , é uma serra enorme com mais de três mil metros de altitude) ou então vão para as estancias de um pequeno pais chamado Andorra ( é um pais que com muitas montanhas que se situa entre espanha e frança ). Em relação á serra da estrela , a nossa estancia serve perfeitamente para a prática de desportos de inverno como o snowbord ou esqui , e até mesmo a realização de algumas provas internacionais , acontece que a estancia portuguesa tem poucos anos , cerca de dez anos ,e a empresa que a está a explorar a estancia ,turistrela , tem alguns projectos ambiciosos mas pretende concretiza-los aos poucos , e uma delas passa pela a realização de algumas provas internacionais , mas para q isso aconteça é necessário verbas e alguns investimentos na serra que esbarram com algumas quetões ambientais , por isso estes projectos estão em faze de estudo.
Existe a federação portuguesa de esqui mas ainda não existe nenhum campeonato nacional , pois como já referi , só recentemente á que os portugueses ( ainda uma minoria ) despertaram para os desportos de inverno , é uma modalidade que todos os anos ganha praticantes , penso que num futuro proximo haverão provas nacionais .
Falo com pessoas mais velhas do que eu , elas ainda se lembram de há muitos anos atrás de a serra ficar toda coberta de neve durantes meses seguidos, lembram-se de enormes nevões e tambem de aldeias ficarem isoladas durantes meses seguidos , ninguem conseguia sair nem entrar , mas agora com o aquecimento global tudo mudou , só existe neve ( ainda em grandes quantidades ) no topo da serra , entre os 2000 - 1700 metros de altitude .
Mas se vieres a portugal um dia vai á serra da estrela , não te irás arrepender , é uma serra lindissima e tem aldeias serranas belissimas , se quiseres encontrar lá muita neve , vai no mês de fevreiro , é o mês em que neva mais . Aproveita tambem e vai á estancia espanhola de lacovatilla- serra da bejar , fica proximo da serra da estrela , eu moro proximo da serra da estrela e tambem proximo da serra espanhola de bejar , eu e muitos amigos meus fazemos isso , ou estamos na estancia portuguesa ou então na estancia espanhola .Como já referi É uma estancia que fica muito proxima da serra da estrela , a cerca de uma hora de carro , ai irás encontrar uma serra com 2500 metros de altitude , mais neve e melhores condições para a pratica do esqui ou snow , mas atenção , a serra da estrela é mais bonita que a serra espanhola .
adeus e boas descidas .

Anônimo disse...

noticias bem fresquinhas da serra da estrela e estancia de esqui portuguesa :
Neve cai neve com intensidade na Serra da Estrela

Um forte nevão que se faz sentir na região da Serra da Estrela está a condicionar o trânsito na região com o encerramento de várias estradas. A neve que cai "com intensidade" obrigou ao encerramento das estradas que atravessam a zona central da Serra da Estrela segundo refere o Centro de Limpeza de Neve dos Piornos.

O Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos, já informou que estão encerradas várias estradas na zona central da Serra da Estrela como as ligações entre Seia - Loriga, Lagoa Comprida - Torre - Piornos e Piornos - Manteigas. Segundo o Centro de Limpeza da Serra da Estrela a neve está a cair com intensidade desde a última noite e até agora sem parar. As temperaturas rondam os cinco graus negativos na Torre, a região mais alta da Serra da Estrela, e os 2,5 negativos na zona dos Piornos.

Recorde-se que o Instituto de Meteorologia e Geofísica prevê que a neve continue a cair na Serra da Estrela, pelo menos, até à próxima terça-feira, dia 1 de Zemebro, feriado em que se assinala a restauração da Independência de Portugal

Anônimo disse...

A cidade onde moro ,Guarda , ficou coberta de neve neste domingo 20 dezembro 2009 .

mais noticias :

A neve que caiu durante a noite na região da Guarda obrigou ao encerramento à circulação automóvel algumas ruas «de maior declive» da cidade, disse à Lusa fonte da Protecção Civil Municipal local.

Segundo Granja de Sousa, coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, as situações «mais complicadas» verificam-se na ligação da Guarda-Gare ao centro da cidade e «nas ruas mais íngremes».

«Estão fechadas as ruas do Encontro e de D. Sancho, mas vamos tentar reabri-las durante a manhã», disse. Referiu que se registam dificuldades no acesso da Guarda-Gare ao centro da cidade, estando encerrado o troço da via entre a rotunda luminosa da Póvoa do Mileu e a rotunda da Ti Jaquina (zona do antigo Matadouro).

«Como a temperatura está a subir e está a começar a chover, esperamos pelo degelo natural», disse Granja de Sousa, frisando que a neve já «derreteu na parte Sul da cidade».

Salientou que na parte Norte da Guarda a situação está mais complicada «porque nevou e a neve congelou».

Segundo Granja de Sousa, durante a noite de domingo «pelas 21:00, a situação foi mais complicada, porque as pessoas quiseram regressar a casa» nos seus veículos e registaram-se alguns acidentes que apenas provocaram «danos materiais».

«As pessoas continuam a ser muito desprevenidas», observou o responsável pela Protecção Civil Municipal.

Também adiantou que os serviços transportaram os passageiros de dois autocarros que ficaram retidos no acesso à Central de Camionagem e que, pela 01:00, também foram transportados os passageiros do comboio Intercidades «que vinha com duas horas de

Anônimo disse...

muito frio em portugal no começo do inverno , 21 dezembro 2009 , muito fri , muita chuva e MUITA NEVE:


Na Serra da Estrada estão fechadas ao trânsito as Estradas Nacionais (EN) 232 (Gouveia-Sabugueiro), 338 (Manteigas-Torre) e 339 (Covilhã-Seia).

A Autoridade Nacional de Protecção Civil colocou, esta segunda-feira, em alerta amarelo todos os distritos do país devido à chuva, frio e queda de neve esperada acima dos 300 metros, reforçando o dispositivo em todas as regiões.

De acordo com o alerta da Protecção Civil, são esperadas «inundações em locais mais vulneráveis, desconforto térmico» e também gelo e neve

Anônimo disse...

olá euamoaneve.

Neste natal , 25 de dezembro, fui esquiar até á serra da estrela , no dia anterior tinha nevado bastante , a estancia ficou cheia de neve natural , bem fresquinha e bem portuguesa.
tive um natal bem branquinho
feliz natal e boas festas para ti .

Anônimo disse...

olá euamoaneve
neste dia ,31 de dezembro , tentei subir á serra da estrela para esquiar um pouco , acontece que a neve era tanta que a estrada estáva curtada e assim não foi possivel subir até á estancia.

vou continuando a dár noticias do estado da neve em portugal neste nosso inverno.

Boas festas !!!

Anônimo disse...

olá euamoane

Hoje , dia 06 de janeiro de 2010 , na minha cidade , guarda , vão estár sete graus negativos . para amanhã o instituto nacional de materologia informa que a tempratura minima na minha cidade vão estar DEZ GRAUS NEGATIVOS , não , a minha cidade não fica na sibéria , a minha cidade , Guarda , fica em portugal !!!
hehehe

Anônimo disse...

olá euamoanve

mais uma actualização : no dia de ontem , 10 de janeiro de 2010 caiu um forte nevão em todo o norte interior e centro de portugal , há muitas aldeias que estão isoládas , estradas cortadas , e hoje , segunda-feira , muitas escolas não abriram.

saudações lusitanas e com muito frio

Anônimo disse...

olá euamoaneve
Se fores ao youtube , vais poder ver muitos videos da neve que caiu na serra da estrela no mês de janeiro de 2010 , A maior parte dos videos foram feitos por brasileiros , vais gostar

Anônimo disse...

Olá euamoaneve.
Em Portugal tivemos um carnaval muito geládo e com muita NEVE . na cidade onde eu moro , Guarda , caiu muita neve .
vai ao youtube e escreve : neve portugal 2010 , e vais poder ver as reportagens que passaram nas noticias sobre a imensa quantidade de neve que caiu em portugal.

Anônimo disse...

Olá euamoaneve.
Em Portugal tivemos um carnaval muito geládo e com muita NEVE . na cidade onde eu moro , Guarda , caiu muita neve .
vai ao youtube e escreve : neve portugal 15-02-2010 , e vais poder ver as reportagens que passaram nas noticias sobre a imensa quantidade de neve que caiu em portugal.

Anônimo disse...

http://videos.sapo.pt/q4MVN7Msntz6LNMMnlsE

Anônimo disse...

http://videos.sapo.pt/q4MVN7Msntz6LNMMnlsE